quinta-feira, 12 de maio de 2011

Estudantes de escola pública brasileira constroem satélite. Lançamento será em novembro


RIO - Uma iniciativa pioneira vai fazer de 108 estudantes brasileiros da rede pública o grupo mais jovem do mundo a construir e lançar um satélite. Com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alunos de 11 anos de uma escola municipal de Ubatuba, no litoral paulista, montarão o UbatubaSat, um pequeno satélite de aproximadamente 750 gramas que orbitará a Terra numa altitude de 310 quilômetros. O lançamento deve acontecer em novembro, nos Estados Unidos.
O UbatubaSat, é um Tubesat e está na categoria dos picossatélites por ter massa menor do qlançamentoue 1 kg. Os Tubesats podem ser usados para realizar experimentos científicos e funções de comunicação em órbita. A ideia foi do professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, que leu uma reportagem sobre a empresa que desenvolveu os Tubesats e resolveu fazer a proposta ao Inpe. Outros professores estão envolvidos no projeto.
A iniciativa é uma forma de incentivar a formação de novos profissionais da área e contou com patrocínio de comerciantes de Ubatuba, que também enviarão os alunos que mais se destacarem na construção do satélite aos EUA para acompanhar o .

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário