domingo, 8 de maio de 2011

Depressão ajuda a tomar decisões melhores



Isso quando a decisão não é se atirar da janela, é claro. Mas nem tudo é cinza: de acordo com um estudo feito por pesquisadores europeus e norte-americanos, parece que há mesmo ao menos um benefício na depressão.
O teste era o seguinte: os voluntários tinham que selecionar, em um programa de computador, os melhores candidatos para uma vaga de emprego fictícia. A motivação era ganhar dinheiro com isso: cada candidato tinha um valor monetário associado a ele – alguns valiam mais, outros menos. Todos eram apresentados em sequência e apenas uma vez. Por exemplo, se o participante escolhia o número 2 logo de cara, nem tinha a oportunidade de ver os outros.
15 pessoas com depressão profunda, 12 em processo de recuperação e 27 sem qualquer problema participaram do teste. E eis que os primeiros se saíram melhor: os voluntários saudáveis procuravam pouco antes de escolherem um candidato, enquanto os depressivos analisavam as opções com mais cuidado – e, além de selecionarem os candidatos mais adequados à vaga, ganharam mais dinheiro do que os colegas.
Ou seja: apesar de todo o mal, a depressão, segundo os pesquisadores, pode ajudar o raciocínio analítico e promover a persistência – o que ajuda a fazer escolhas melhores em situações difíceis. Ponto para ela.

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário