sábado, 7 de maio de 2011

'Angry Birds' é eleito o melhor game para celular


(Foto: Tim Whitby/Getty Images)
O Angry Birds foi eleito o melhor game para celular de 2010 no Webby Awards, o Oscar da internet. O game foi baixado mais de 140 milhões de vezes desde seu lançamento, em 2009, e transformou a Rovio, uma pequena companhia criada por três estudantes da Universidade de Helsinki, na Finlândia, em uma empresa com valor de mercado estimado em 284 milhões de dólares. Nada mal para um jogo cujo objetivo é lançar passarinhos rabugentos contra porcos verdes…
Presente no iPhone, iPod, iPad, Symbian (sistema operacional da Nokia) e Android (do Google), o game explora com eficiência invejável a tecnologia da tela sensível ao toque e já migra para outras plataformas, como BlackBerry PlayBook e PlayStation 3.
Para Ronaldo Bastos, diretor da Atrativa, líder no segmento de jogos casuais no país, o sucesso de Angry Birds é resultado de um conjunto de fatores, que incluem o bom uso do touch screen e a adoção de personagens carismáticos. O executivo acredita que a decisão de lançar o jogo no iPhone, o celular mais popular do mercado, contribuiu para a repercussão acerca do título e compara o fenômeno ao Yetisports, um game casual on-line, lançado em 2004, cujo objetivo é usar um yeti (figura mítica do Abominável Homem das Neves) para atirar pinguins o mais longe possível. “A própria mecânica é similar”, lembra Bastos. “A diferença é que em 2004 ninguém sabia como ganhar dinheiro com isso.”
A onda Yetisports passou, mas o sucesso de Angry Birds nos celulares, tablets e videogames não tem data de validade, garante o diretor da Atrativa. “A Rovio tem apostado no download pago, nos micropagamentos dentro do jogo e na expansão da franquia para o universo off-line. Ou seja, tentativas diversas de monetizar o título e manter sua popularidade”, diz. “Como no caso do Club Penguin, da Disney, os personagens saíram do game para as lojas na forma de bichos de pelúcia”, lembra.
A manutenção do sucesso de Angry Birds, no entanto, não será uma tarefa fácil. Para mantê-lo no topo entre os aplicativos mais baixados na Apps Store e Android Market, as lojas da Apple e Google, respectivamente, a Rovio terá de ficar atenta ao cronograma de atualizações. “Lançar novos episódios a curto prazo é uma tentação, mas a prática deve ser evitada. Caso contrário, o interesse pelo jogo diminui e a qualidade de cada update é comprometida”, explica o executivo. “A PopCap, referência em jogos casuais no mundo, e a Blizzard, referência em títulos hardcore, provam que o segredo do sucesso no mercado de games está na qualidade. Não importa quanto tempo se gaste no desenvolvimento de um produto; o importante é que ele chegue perfeito ao consumidor.”
A Rovio deve ainda manter a jogabilidade perfeita em todas as plataformas que decidir apostar. A experiência do jogador deve ser a mesma no iPhone, no Android, no Nokia ou no iPad, caso a companhia pretenda aumentar sua base de usuários e, com isso, conquistar a simpatia de novos investidores. O desafio para 2011, portanto, é grande, mas a empresa finlandesa tem bala na agulha – e dinheiro no bolso – para manter Angry Birds nas paradas. No caso da Rovio, são pássaros rabugentos que botam ovos de ouro e não galinhas.

Fonte: Veja Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário