quinta-feira, 5 de maio de 2011

Conheça a cidade que pretende desbancar Dubai e ser a mais moderna do mundo. Songdo, a nova estrela do oriente.

Songdo, a nova e bilionária cidade sul-coreana


Em uma área de 6 km2 tomada do Mar Amarelo, a 65 km de Seul, um investimento de US$ 40 bilhões levanta uma nova e ambiciosa cidade, destinada a ser um centro financeiro global: Songdo International Business District, com os mais altos arranha-céus da Coréia, infra-estrutura urbana de alta qualidade, sistema viário impecavelmente planejado e o traçado urbano assinado pelos americanos  KPF Architects, além de prédios assinados por arquitetos consagrados, como Daniel Liebskind. O gigantesco empreendimento de Songdo IBD é considerado o maior investimento imobiliário privado já realizado, pretende ser finalizado em 2015 e será a mais moderna área urbana da Ásia.  Será uma remix de Paris, Nova York, Veneza e Dubai, com canais aprazíveis, boulevards arborizados, um parque inspirado no Central Park, torres rivalizando em altura e exibicionismo com as do Emirados.
Songdo pretende ser uma metrópole ”ecológica”, com 40 % de sua área destinada a áreas verdes. Pretende também ser uma cidade com baixas emissões de carbono, com uma rede de transporte público sem protagonismo de automóveis privados, investindo em metrô e numa rede de táxis aquáticos elétricos. A cidade almeja o certificado LEED-NB (LEED for Neighbourhood Development). Além disso, Songdo pretende ser a primeira “U-city” do mundo, uma cidade “wireless” aonde tudo está conectado, registrado, personalizado: a primeira cidade com “computação ubíqua” do globo.  Também investe-se em um sofisticado circuito cultural e educativo, com um ambicioso projeto de campus universitário global.


O empreendimento é uma joint venture entre uma empresa americana (Gale International) e uma coreana (Posco) em parceria com a a cidade de Incheon. Oficialmente se apresenta como a primeira cidade do mundo planejada para ser um centro financeiro e administrativo, além de ser a cidade mais “verde” e “sustentável” do continente Asiático. Serão esperados 65 mil moradores e gerados 300 mil empregos, além de sedes de multinacionais que operam na Ásia. Songdo pode ser considerada uma “aerotropolis”, urbe que floresce_ ou é planejada_tendo no aeroporto um importante foco e motor, tanto que está ligada diretamente ao Aeroporto Internacional de Incheon (o maior da Coréia, que fica apenas a 15 minutos da nova cidade) por uma nova ponte. A cidade foi estrategicamente planejada para estar perto do aeroporto e a 3 horas de vôo das mais prosperas cidades da China, Japão e da Rússia Oriental.
No começo, Songo IBD foi um sucesso: 25 mil unidades de apartamentos que somavam 1 bilhão de dólares foram vendidos em um só dia, segundo a Forbes. Mas, após as dificuldades do mercado imobiliário em Dubai e nos EUA, o ritmo de venda caiu bastante, e Songdo está atualmente sub-utilizada. Apesar da diminuição do ritmo de vendas, a cidade continua sendo construída, mudando o skyline de Incheon com arranha-céus como o NEATT Tower, com 312 metros de altura.

Posição de Songdo será estratégica, entre o Japõa e as
cidades chinesas  que mais crescem no mundo.
Várias empresas globais já estão investindo em Songdo, que foi planejada e criada por corporações para ser uma pérola do mundo corporativo, aonde os colarinhos-brancos globais teriam acesso a internet em qualquer hora e lugar, hospital de ponta, centros culturais sofisticados e campus universitário de nível internacional. Mas será que cidades planejadas por grandes corporações privadas, destinadas a determinado estrato social, serão realmente “cidades”? Será que uma cidade aonde tudo é registrado e gravado, conectado a internet, é “espontânea”? Nao seria um sofisticado meio de controle e vigilância social e uma cidade não-democrática? Essa tendência chegou para ficar: cidades e bairros que saem das pranchetas de empresas privadas, e com os poderes publicos apenas entrando com as terras e investimentos em infra-estrutura básica. As cidades do futuro serão privatizadas?

Veja mais imagens:

























Ficou curioso?

Visite o site oficial do Governo Coreano sobre a cidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário