quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maioria dos CEOs do Brasil se chama Roberto

Levantamento, feito pelo LinkedIn, mostra também que, no País, evitar apelidos soa “mais profissional”


Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo
 Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

Dos CEOs brasileiros cadastrados no LinkedIn, a maior parte se chama Roberto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 27, pela própria rede social de networking, por meio de sua área detectora de tendências, a LinkedInsights. Os outros nomes mais frequentes para presidentes, segundo o levantamento, também são todos masculinos: Antonio, Eduardo, Sergio e Carlos, em ordem decrescente.

“Não é um segredo que as pessoas associam frequentemente seus nomes aos seus cargos, à empresa em que trabalham ou até mesmo ao seu grau de instrução, de forma a definir a si próprias e suas marcas profissionais,” afirma Monica Rogati, cientista sênior de dados do LinkedIn, no comunicado do site.
O maior contraste se dá ao comparar os nomes do ranking brasileiro com os do ranking global. Neste, figuram apelidos como Bob, Jack e Fred, enquanto a lista brasileira não apresenta nenhum nome abreviado.
“É possível que profissionais da área de vendas nos EUA e os CEOs utilizem versões reduzidas de seus nomes para facilitar aproximações e acessibilidade para clientes em potencial”, diz Frank Nuessel, professor de línguas clássicas e modernas na Universidade de Louisville e autor de um livro sobre onomástica (estudo de nomes próprios). “Mas, em alguns países, utilizar o nome sem abreviações pode ser considerado mais profissional, como foi evidenciado na lista dos nomes de CEOs do LinkedIn no Brasil”, completa o pesquisador.

Veja, abaixo, o ranking completo com os dez nomes mais frequentes entre presidentes cadastrados no LinkedIn.

Lista completa de nomes mais comuns entre os CEOs cadastrados no LinkedIn Crédito: Divulgação


Fonte: meio&mensagem

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