quinta-feira, 28 de abril de 2011

EUA FICAM SEM VERBA PARA PROCURAR ET's

Sem contato com ET's

RIO - A falta de recursos financeiros nos Estados Unidos levou os astrônomos americanos a encerrarem temporariamente o trabalho de pesquisa de vida fora do nosso planeta. Sem dinheiro, os cientistas que trabalham no Conjunto de Telescópios Allen, administrado pelo Projeto Seti - sigla em inglês para 'Busca por Inteligência Extraterrestre' -, em conjunto com a Universidade de Califórnia, desistiram, por enquanto, de procurar vida extraterrestre.
Falta verba para manter o funcionamento diário das lentes de US$ 50 milhões, construídas graças às doações de um dos fundadores da empresa Microsoft, Paul Allen. O sistema funciona desde 2007 e os gastos com a pesquisa ultrapassam US$ 1,5 milhões anuais.

O radiotelescópio Allen, apesar de seu funcionamento, ainda está em construção; e o projeto prevê uma configuração final de 350 antenas parabólicas (hoje tem 42 instaladas), a 450 quilômetros de São Francisco. Uma das missões prevista para o projeto era investigar ou 'escutar' os 1.235 candidatos a planetas extrassolares descobertos recentemente pela missão Kepler, da Agência Espacial Americana, Nasa.
Num email enviado no último 22 de abril aos acionistas, o presidente do Seti, Tom Pierson, avisou que a Universidade da Califórnia, em Berkeley, tinha decidido reduzir as operações do Rádio Observatório de Hat Creek, onde fica o Allen, para 'um estado hibernação' este mês. O principal motivo: o investimento público foi reduzido para cerca de um décimo de seu nível anterior. Isto significa, disse Pierson, que o equipamento 'deixa de estar acessível para as observações normais e que a manutenção da segurança passa a ser garantida por uma equipe substancialmente reduzida'.

Fonte: O Globo Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário