terça-feira, 21 de junho de 2011

Dilma: seleção para 75 mil bolsas começa no próximo semestre



A presidente participou de cerimônia que homenageou os 504 melhores alunos de matemática do
ensino público brasileiro Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação
Em uma cerimônia que homenageou os 504 melhores alunos de matemática do ensino público brasileiro, ocorrida na tarde desta terça-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o programa que vai conceder 75 mil bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e doutorado "nas melhores universidades do mundo". Segundo ela, as bolsas começarão a ser concedidas já no próximo semestre.

"Nós estamos fazendo isso porque nós temos uma riqueza enorme. Essa riqueza é a nossa juventude. Queremos ter acesso ao que há de melhor no conhecimento hoje". Sem explicar o processo de seleção, Dilma assegurou que as bolsas serão concedidas "por mérito" aos estudantes.

"Não será qualquer universidade internacional. Queremos nossos estudantes, seja nos Estados Unidos, na França, na Alemanha, e por que não em emergentes, como a China, nas melhores universidades do mundo", afirmou.

A iniciativa faz parte do novo programa chamado de Ciência sem Fronteira. As bolsas serão ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o MEC, a estimativa de investimento ao longo dos quatro anos será de US$ 936 milhões. Em 2010 foram distribuídas 5,3 mil bolsas de estudos no exterior pelo governo. A meta do programa é aumentar esse patamar em 15 vezes.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário