quarta-feira, 6 de julho de 2011

Terremoto de 7,6 graus atinge a Nova Zelândia e pode gerar Tsunami



Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região das ilhas Kermadec, a nordeste da Nova Zelândia segundo o Serviço Geológico dos EUA, gerando um alerta local de tsunami (ondas gigantes com potencial destrutivo quando atingem a costa) para a Nova Zelândia, Tonga, e as próprias ilhas Kermadec, que são neo-zelandezas.
O tremor -inicialmente medido como de magnitude 7,9 e depois 7,8- ocorreu às 7h03 de quinta-feira (7) no horário local, 16h03 de quarta em Brasília.
O epicentro se localizou a cerca de 20 quilômetros de profundidade e a 163 quilômetros das Ilhas Raoul, em Kermadec.
Ainda não havia informações sobre vítimas e danos.
O alerta de tsunami, segundo os especialistas americanos, não significa a confirmação de que ondas gigantes tenham realmente sido provocadas pelo tremor.
Caso isso tenha ocorrido, as ondas devem chegar a East Cape, na Nova Zelândia, dentro de duas horas, e a Auckland dentro de três.
A Defesa Civil da Nova Zelândia também emitiu um alerta de tsunami para a costa leste, incluindo a principal cidade do país, Auckland. A onda gigante poderia acontecer pouco antes das 9h da manhã de quinta-feira (18h desta quarta em Brasília). Mas, segundo as autoridades, só há risco em mar, e não em terra.
As ilhas Kermadec são o território mais ao norte da Nova Zelândia, a 800 km a nordeste da Ilha Norte. Elas são praticamente desabitadas.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário