quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presidente do Walmart afirma que pode comprar o Carrefour depois do fracasso da fusão com o Pão de Açucar.

O Walmart está comprometido com uma estratégia de crescimento rápido, que pode ser feita com a abertura de lojas ou via aquisições, afirmou o presidente da varejista no Brasil, Marcos Samaha. O executivo não confirmou, no entanto, se a empresa fará uma proposta para comprar o Carrefour no Brasil. A varejista francesa estava em negociações com o Pão de Açúcar, mas a operação foi suspensa nesta terça-feira à noite



Marcos Samaha, presidente do Walmart no Brasil
Foto: Divulgação
Com o fracasso da fusão com o Pão de Açúcar, a expectativa do mercado é que o Carrefour se aproxime do WalMart. Para a varejista americana, a aquisição do Carrefour seria uma oportunidade de crescimento rápido na região Sudeste. O Walmart concentra 400 de suas 560 lojas nas regiões Nordeste e Sul, enquanto cerca de 80% das lojas do Carrefour estão no Sudeste.

“O Walmart, como política global, não comenta especulações sobre aquisições”, afirmou Samaha sobre a venda do Carrefour. “Desde a compra do Bom Preço e do Sonae, em 2006, nosso foco tem sido o crescimento orgânico. (...) Mas aquisições no futuro podem fazer parte da nossa estratégia”, disse o executivo.
A empresa pretende abrir 80 lojas no Brasil em 2011, em endereços ainda não anunciados. O Walmart Brasil negocia com a matriz da empresa, nos Estados Unidos, a localização de cada loja. O mesmo processo ocorre em caso de aquisições de empresas.

O Walmart disse que vai manter sua estratégia de abertura de lojas no formato de hipermercados. O modelo tem perdido relevância no varejo de alimentos para lojas menores. Nesta terça-feira, o grupo francês Casino, dono do Pão de Açúcar, criticou a proposta de fusão da rede com o Carrefour justamente porque elevaria sua posição no segmento de hipermercados.
A empresa tem apostado em lojas do tipo “one stop shop”, que oferecem várias opções de produtos e serviços no mesmo lugar. Em 2011, o Walmart abriu hipermercados em quatro cidades – Santa Cruz do Sul, Sapiranga (RS), Alagoinhas (BA) e Juazeiro do Norte (CE).


“Perguntem para os clientes se o modelo está equivocado? As vendas mostram que não”, afirma Samaha.

Sem promoção


O executivo também reafirmou a estratégia do Walmart de acabar com as promoções e oferecer preços menores constantemente nos supermercados. O modelo de vendas, batizado de “preço baixo todo dia”, é uma das marcas do Walmart no exterior e começou a vigorar no Brasil no início deste ano.
Os primeiros resultados, no entanto, decepcionaram ao apontar uma queda nas vendas no Brasil. Para Samaha, o movimento já era esperado. A retração é reflexo da perda de clientes acostumados a freqüentar supermercados que oferecem promoções pontuais.




Fonte: IG

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