quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fifa aprova estádio do Corinthians para sede da Copa

Abertura do evento, no entanto, só será divulgada em outubro. São Paulo concorre com Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília

A Fifa aceitou nesta quarta-feira as garantias apresentadas pelo Corinthians para a construção do estádio em Itaquera. Na prática, isso significa que São Paulo será mantida como sede e receberá jogos das Copa – o atraso na definição do estádio tinha colocado em dúvida se a cidade poderia sediar jogos.
A federação não confirmou se o estádio será palco da abertura da Copa do Mundo, que será anunciada apenas em outubro. Entretanto, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que a cidade já está “politicamente escolhida” para o jogo de abertura. “Do ponto de vista político, ela [São Paulo] está definida. Agora, falta cumprir os rituais”, disse Kassab. “Cem por cento de confirmação, só mesmo no dia do jogo de abertura”.  São Paulo é uma das favoritas, mas concorre com Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília.




Na terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, adiantou aos jornalistas a confirmação do estádio em Itaquera como sede da Copa, mas citou a possibilidade de São Paulo não abrir o evento. “Não posso ter certeza de nada, talvez a abertura da Copa nem seja aqui em São Paulo. Todo mundo seca o Corinthians”, disse.
Segundo nota da Fifa, com a aprovação do estádio, chamado provisoriamente de Arena São Paulo, está “equacionada a última questão em relação a financiamento dos estádios para a competição em 2014″.
A opção pelo estádio do Corinthians foi definida no segundo semestre de 2010, mas a federação esperava a confirmação de garantias financeiras de que o estádio seria construído. O Corinthians entregou a garantias ao Comitê Organizador Local da Copa na última segunda-feira. No documento, o clube apresentou o financiamento de R$ 400 milhões do BNDES, com o aval da construtora Odebrecht, e o incentivo fiscal da Prefeitura de São Paulo, de até R$ 420 milhões.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário