sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Facebook e eBay firmam acordo para e-commerce

Parceria vai permitir a criação de lojas virtuais avançadas dentro da rede social


Facebook: parceria com eBay vai facilitar a criação de lojas na rede (Dan Kitwood/Getty Images)

O Facebook e o site americano de comércio eletrônico eBay anunciaram nesta quinta-feira uma nova parceria para a garantir a criação de lojas virtuais dentro da rede social. De acordo com as duas empresas, o acordo consiste principalmente no incentivo à criação de aplicativos dentro do site criado por Mark Zuckerberg com ferramentas do chamado "comércio social" – modelo de negócios baseado na recomendação de itens de consumo para contatos dentro do Facebook e outros sites similares. O anúncio aconteceu durante a conferência Innovate, que acontece anualmente na Califórnia, Estados Unidos.

Kate Mitic, executiva de marketing do Facebook e membro do conselho do eBay, afirmou durante a apresentação que recursos do Open Graph (plataforma que permite o compartilhamento de conteúdos da rede social com auxílio de serviços externos) serão utilizados para ajudar a criar uma “experiência personalizada” para cada cliente. Usuários poderão utilizar tags para identificar produtos visualizados nos novos aplicativos, informando se eles foram comprados, se são recomendáveis ou mesmo se eles fazem parte de uma “lista de desejos” – tudo devidamente compartilhado com contatos.

Para organizar os planos das duas empresas, foi criada uma divisão do site comércio eletrônico chamada X.commerce, que inclui o sistema de pagamento on-line PayPal, além da Magento, especializada na criação de websites para lojas virtuais.

Hoje o eBay conta com mais de 850.000 desenvolvedores independentes de aplicativos para sites e dispositivos móveis. A intenção é fazer com que uma parte desses indivíduos comece a produzir soluções voltadas especificamente para empresas de varejo, interessadas em ampliar sua margem de lucro com o auxílio do Facebook.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário