O Flamengo valorizou em 10% comparado a pesquisa de 2010 e 114% comparado a 2004, ano passado o São Paulo estava em 2o. A razão do valor do time seria em razão do tamanho de sua torcida, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no resto Brasil. Ajudou na valorização da marca do time a receita com marketing ue atingiu R$ 44,2 milhões em 2010, evolução de 191% em comparação com 2009, além bilheteria dos jogos, que produziram R$ 17,3 milhões em 2010, crescimento de 278% nos últimos sete anos.
A pesquisa leva em conta 18 diferentes variáveis, como dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores, e outros. Feita com 12 dos principais times brasileiros, além do Flamengo em 2o, tem o Vasco em 8o e o Fluminense em 11o e o Botafogo em 12o, ambos ocupando a lanterninha da lista. Veja os valores abaixo (em milhões):
As Marcas Mais Valiosas do Futebol Brasileiro
Fonte: Diário do Rio
gremio voce e bom
ResponderExcluir