segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil ultrapassa Reino Unido e se torna 6º país mais rico do mundo



Avenida das nações unidas em São Paulo - SP, símbolo do renascimento econômico brasileiro  

RIO - O Brasil conquistará o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com pesquisa publicada pelos principais jornais britânicos nesta segunda-feira. Se confirmado, será a primeira vez que o país fica atrás de uma nação sul-americana, de acordo com informações divulgadas pelo “Daily Mail”.

A crise bancária de 2008 e a recessão foram fatores determinantes para a queda do Reino Unido, segundo o jornal “The Guardian”, que ainda destaca que a América do Sul tem crescido a partir das exportações para a China e Ásia.

- O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los na economia é um fenômeno novo - comparou Douglas McWilliams, CEO do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios (CEBR, em inglês), consultoria responsável pela pesquisa.

O ex-conselheiro britânico, Peter Slowe disse que “o Brasil tem uma variedade de recursos naturais com os quais pode contar”, como o petróleo e minerais da Amazônia.

O primeiro no ranking de maior economia são os Estados Unidos, à frente da China, Japão e Alemanha.

Em 2010, o Brasil foi a sétima maior economia do mundo depois de ultrapassar a Itália. . Para 2012, o BC estima um crescimento de 3,5%, enquanto o ministro da Fazenda prevê uma expansão entre 4% e 5%. De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, O Brasil fechará 2011 como o sexto maior PIB mundial, com US$ 2,4 bilhões.


Em ranking de desenvolvimento humano, Brasil ainda patina


Dados recentes divulgados pelo Pnud a respeito do IDH, que mede o desenvolvimento humanos das nações, mostra que ainda existe um abismo separando Brasil e países desenvolvidos, como o Reino Unido (em 28º). De acordo com as últimas estatísticas, o Brasil ocupa a 84ª posição de um ranking com 187 países avaliados. No entanto, quando se leva em conta a desigualdade, o país perde 13 posições, ocupando a 97ª posição no ranking dos países. E, assim, o índice vai para 0,519 — redução de 27,7% sobre o indicador (0,718).

Os cinco primeiros do ranking são: Noruega, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia. Os cinco últimos classificados são: Chade, Moçambique, Burundi, Níger e República Democrática do Congo

Fonte: O Globo

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cinco cidades respondem por 25% de toda a riqueza do Brasil

Capitais brasileiras representavam 34% da riqueza gerada no país

Ipanema é junto do Leblon um dos bairros mais caros de toda América latina

RIO — O nível de concentração de riqueza do país continua em patamares elevados. Em 2009, apenas 5 municípios — São Paulo (12,0%), Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (4,1%), Curitiba (1,4%) e Belo Horizonte (1,4%) — geram quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB, total de bens e serviços produzidos) do Brasil. Juntos, eles representavam 12,6% da população nacional. Mas já foi pior. Em 1999, Rio e São Paulo respondiam por quase 25% da riqueza nacional.

Por outro lado, 1.302 cidades respondem por até 1% do PIB de 2009. Segundo o IBGE, a média do PIB dos 10% dos municípios com maior riqueza geraram 95,4 vezes mais renda do que a média do PIB dos 60% dos municípios com menor PIB.

— Em 2009, as capitais aumentam a sua participação, aumentando a concentração. Mas outros cortes mostram que a concentração vem, ao longo dos anos, se reduzindo nos últimos anos. Mas ainda é muito elevada — disse Sheila Zani, coordenadora do levantamento do IBGE.

Em 2009, as capitais brasileiras representavam 34,7% da renda nacional, sendo que a região Norte detinha 2,4% do PIB; e a Sudeste, 19,4%.
Fonte: O Globo

sábado, 10 de dezembro de 2011

CRISE EUROPÉIA ANÚNCIA TURNÊ PELO BRASIL




Angela Merkel atendeu às exigências do FMI e vestiu-se de Lady Gaga


DUBLIN – Com o mercado de shows em países emergentes aquecido e a penúria geral do Velho Continente, o líder humanitário Bono Vox convocou seus pares para uma turnê mundial que vai exportar os dividendos da crise econômica europeia. "Levaremos nossa entourage de investidores, especuladores e políticos para 32 países emergentes. Será um festival de IPOs, derivativos e venda de títulos públicos", explicou o vocalista do U2.

Batizada de Stock in Rio, a etapa carioca acontecerá em janeiro em terreno alugado por Roberto Medina e Eike Batista. Sting, Sinnead O´Connor, Biafra e as meninas cantoras de Petrópolis confirmaram presença no Palco Mundo. Do lado esquerdo, a Wall Street (antiga Rock Street) emulará uma rua de casas penhoradas de Nova Orleans. Ali, os interessados em merchandisingpoderão levar para casa ações de empresas gregas, notas promissórias de bancos irlandeses e títulos públicos italianos.

No Palco Sunset acontecerão encontros de peso. Os organizadores já confirmaram os duetos de Silvio Berlusconi & Angela Merkel, Mahmoud Abbas & Benjamin Netanyahu e Elton John & Bolsonaro.

No final do dia, as bolsas europeias despencaram com a confirmação de Claudia Leitte no set list. Sandra Annengerg comentou: "Que deselegante!"

Fonte: Revista Piauí (    )