quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Rio de Janeiro vai ganhar um cinema 6D

Cinema 6D


O Rio vai ganhar um cinema 6D (além da imagem em três dimensões, tem cheiros, movimentos, vento, frio, calor e até os pingos da chuva do filme).
Ficará no Shopping PátioMix Costa Verde, em Itaguaí.





Fonte: Ancelmo Gois

Vídeo mostra projeto futurístico de como ficará centro do RJ em 2016

Projeto das vilas de mídia e de árbitros dos Jogos Olímpicos de 2016 tenta transformar região degradada em área atraente para moradia



Simulação 3D mostra o futuro da zona portuária do Rio (Reprodução)

Uma simulação tridimensional em vídeo, produzida para prefeitura do Rio, mostra como deve ficar a zona portuária da cidade após a revitalização do Porto do Rio. O projeto Porto Maravilha prevê hotel, centro de convenção e edifícios residenciais nas imediações da Avenida Francisco Bicalho, hoje uma zona pouco ocupada e despreparada para receber esse tipo de instalação.

A região chamada de Porto Olímpico receberá, durante os Jogos Olímpicos de 2015, as vilas de mídia e de árbitros da competição. O projeto vencedor, de autoria do arquiteto carioca João Pedro Backheuser, tenta transformar uma região hoje degradada em um espaço atraente para moradia.

Assista à simulação:




Fonte: VEJA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Amazonas ganha ponte de 3,5 quilômetros

Maior ponte estaiada do País faz a travessia do Rio Negro entre as cidades de Manaus a Iranduba; trajeto só era feito por balsa

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguraram nesta segunda-feira a ponte Rio Negro, que faz a travessia do rio e liga a cidade de Manaus a Iranduba, no Amazonas. A obra, que havia sido iniciada durante o governo Lula, demorou mais três anos para ser entregue em meio a impasses ambientais e teve um custo total de R$ 1 bilhão.



Foto: Divulgação. A ponte que liga a cidade de Manaus a Iranduba

Com 3.595 metros de comprimento, a ponte é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, ficando atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.

Na inauguração, Lula e Dilma chegaram a usar cocares, presente dado por comunidades indígenas do Amazonas. Além da inauguração da ponte, Dilma também anunciou a prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e a ampliação de medidas federais em benefício da região metropolitana da capital amazonense


A ponte




Foto: EFE
A ponte Rio Negro


Antes da construção da ponte, a travessia do Rio Negro pela população da região metropolitana de Manaus era feita por meio de balsa e cada trajeto demorava de 30 a 40 minutos. Com a ponte, o percurso poderá ser feito em apenas 5 minutos,

A ponte possui 3.595 metros de extensão, apoio central com 162 metros de altura e vão central de 55 metros de altura, para possibilitar a passagem de navios de grande porte. Na execução das estacas de fundação foram realizadas escavações em grandes profundidades – até 60 metros abaixo do leito do rio - em solos com composição diferentes a cada trecho. Foram utilizadas estacas de até 90 metros de comprimento e guindastes embarcados de 300 toneladas para o içamento de tubos de 75 toneladas para a execução das estacas.


Números do projeto:

• Comprimento total da ponte – 3.595 m;

• Número de vãos – 73;

• Extensão do trecho estaiado – 400,0 m;

• Extensão do vão central – 2 x 200,0 m;

• Largura do trecho corrente – 20,70 m;

• Largura da seção estaiada – 22,60 m;

• Altura do vão central – 55 m;

• Altura do mastro central – 162 m;

• Número total de estais – 56 m;

• Total de vigas pré-moldadas – 213;

• Número total de estacas escavada – 246;

• Volume de concreto por estaca: variável de 120 m³ a 415 m³.

• Concreto Estrutural (m³) – 161.710 – equivalente a 25 prédios de 20 andares;

• Aço CA-50 (toneladas) – 21.500

• Aço CP-190 RB (toneladas) – 1.270;

• Cimento – 1.600.000 sacos de cimento;

• Vigas Pré-moldadas 45 metros (peças) – 213;

• Pilares /apoios (unidades) – 74;



Fonte: IG

domingo, 16 de outubro de 2011

Quem cutuca no Facebook quer namorar. É o que revela pesquisa.

Primeira pesquisa sobre paquera em redes sociais do país traça perfil dos internautas e revela o que ajuda (ou atrapalha) na azaração on-line




RIO - Inconsolável depois do fim de um namoro, o estudante José Rossoni Rodrigues, de 22 anos e natural de Roraima, foi a uma festa e tomou um porre daqueles. Na volta, sentado no banco do carro do irmão, começou o chororô:

- Ninguém me cutuca no Facebook! Ninguém me tucuta nem na internet, nem na vida real - dizia, em referência ao botão "cutucar", uma invenção (muito popular, diga-se) do Facebook.

Sem que ele percebesse, o irmão, Bruno, gravava tudo com a câmera do celular e, depois, mandou o desabafo para o YouTube . Isso foi em agosto e, em uma semana, o vídeo foi visto por mais de dois milhões de pessoas. O "ninguém me tucuta" virou um hit na internet. A página de Rossoni no Facebook, que até então não fazia o menor sucesso, passou a ser procurada por gente de todos os cantos e ele, a ser cutucado por milhares de meninas. Sua história mostra como as redes sociais estão assumindo uma importância fundamental no comportamento afetivo. Este foi o ponto de partida de uma pesquisa chamada Flertebook, feita pelas agências Blue Id e New Vegas, especializadas em tendências de comportamento. Foram ouvidos 905 usuários de redes sociais entre 18 e 35 anos (200 presencialmente, no Rio e em São Paulo, e 705 on-line, em todo o Brasil).

- Percebemos que muitas notícias no último ano relacionavam com frequência amor e redes sociais, sem que houvesse qualquer estatística sobre o fenômeno - diz Germano Penalva, coordenador da pesquisa, citando uma reportagem que dizia que "internautas encontram par romântico com mais facilidade".

Uma das primeiras conclusões da pesquisa é que pelo menos 48,2% das pessoas usam o Facebook para isso mesmo: azarar. É como passar o olho pelo local de trabalho e imaginar que metade das pessoas com a tela do Facebook aberta está ali... só paquerando. Mas antes de provocar pânico entre os leitores comprometidos, é bom lembrar que "conversar com os amigos" (88%), "compartilhar novidades" (74,2%) e "manter-se atualizado" (65,5%) são os objetivos mais citados.

Alguns resultados chamam a atenção: o tipo de perfil que faz mais sucesso no mundo azul-lavanda criado por Mark Zuckerberg não é o "sexy", o "popular", ou o "romântico", mas o "bem-humorado". Só não vale entupir a timeline dos seus amigos de virais e piadas. Segundo os pesquisadores, bem-humorado não quer dizer "engraçadinho".

- O perfil do "bem-humorado" é aquele que faz ironias nas horas certas, tem boas sacadas, mas, sobretudo, reage com leveza em discussões acaloradas. Todos os perfis se mostraram atraídos por essas características - diz Germano.

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Em relação às ferramentas do site, concluiu-se que a aflição de Rossoni, o abandonado de Porto Velho, não faz muito sentido: 55,3% das pessoas não cutucam com segundas intenções, mas apena para dar "oi". E 24,5% nunca cutucam de volta.

- É a função menos compreendida do site, porque ela não foi criada especificamente para o flerte - explica Germano. - O cutucar assumiu esta função aqui no Brasil, mesmo assim, não por todos.

A etiqueta do uso das ferramentas se mostrou uma filha do bom e velho bom-senso. A maior parte dos entrevistados relatou que o botão "curtir", quando usado moderadamente, aproxima, porque marca presença, reforça afinidades e demonstra aproximação. Mas, em excesso, repele a presa, pois conota previsibilidade e uma vontade exagerada de agradar. É o famoso "chiclete", em versão 2.0."Cutucar" e "curtir" nem sempre elas são usados para paquerar

De todas as ferramentas, os "comentários" são a porta da esperança de quem está à espreita: em geral elogiosos, são a chance de mostrar o tão caro bom-humor, diz o estudo. Os "chats" e as "mensagens" revelaram-se o espaço privado que muita gente não tem sequer na vida real, e são os preferidos para começar a paquera, usados por 75% dos ouvidos. A produtora cultural Rosa (nome fictício), de 35 anos, moradora do Humaitá, começou a usar a rede social para divulgar os eventos culturais que produz. Até que ficou solteira, há dois meses.

- Já paquerei duas pessoas via rede social e com os dois deu certo. O primeiro foi um rapaz que conhecia de uma livraria. Ele está morando na Espanha e, um belo dia, me adicionou. Começamos a trocar mensagens e a coisa foi ficando quente... - conta Rosa. - O segundo foi com um carinha que eu adicionei sei lá por quê. Ele passou a fazer comentários originais sobre minhas postagens, e um dia, no bate-papo, me convidou para um café, e acabou rolando no segundo encontro.

A história ilustra uma das conclusões da antropóloga Claudia Pereira, da PUC-Rio, que acompanhou todo o levantamento:

- O Facebook reforça laços sociais preexistentes. A rede social só existe porque está ancorada na vida offline - diz Claudia. - No Facebook, gostamos de nos sentir reconhecidos pelo que somos, por nossas idiossincrasias, gostos e preferências, por nossa autenticidade.

Ainda segundo a pesquisa, a intenção para a paquera começa na análise do perfil: 87,5% dos usuários são atraídos, primeiramente, pela foto principal. Mudar a imagem toda hora, aliás, é um indício de disponibilidade, o novo "passar a mão no cabelo". Cerca de 84% dos usuários acham fundamental que o perfil tenha o status de relacionamento (para saber se o outro é solteiro ou não); 66,6%, os locais que frequenta; e 65,8%, as preferências musicais.

- Uma das coisas que mais chamaram a atenção foi a importância que se dá à música e ao gosto musical do outro. Mais do que cinema ou viagens, por exemplo - comenta Germano. - A música, como se vê, é um fator determinante de afinidade.

Quem está azarando costuma desistir nas seguintes circunstâncias: falta de afinidade (28%), postagens de conteúdo considerado inadequado (28,3%) e quebra de expectativa (18%). O uso do mau português, os perfis excessivamente sexualizados, os comentários-clichês ou o excesso de aplicativos na página estão entre os principais fatores de rejeição.

- Não existe um Facebook, mas vários, considerando que diversidades culturais modificam a maneira com que a interação nesta rede social se estabelece - lembra Claudia. - A sociedade brasileira é relacional, brasileiros são conciliadores, afetuosos, generosos, e o compartilhamento de conteúdo nesta rede social é motivado pelo caráter gentil da nossa cultura. Na interação desta rede social, reproduzem-se valores e costumes tradicionais de nossa sociedade.

Uma última dica para manter a etiqueta no Facebook:



Fonte: O Globo

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Itaipava supera Schin e é a nova vice-líder do mercado



Itaipava: agora na vice-liderança

Uma espuma das grandes está explodindo no mercado de cervejas: pela primeira vez, a Petrópolis (fabricante da Itaipava) aparece em segundo lugar no ranking do setor, feito pela Nielsen.
A cervejaria de Walter Faria ultrapassou a Schincariol, que há pelo menos uma década mantinha-se apenas atrás da Ambev. De acordo com os números de setembro, a Petrópolis tem hoje 10,3% do mercado e a Schincariol, 10%. (A Ambev tem 69,8 e a Heineken, 8,5%
É uma péssima notícia para os japoneses da Kirin, que compraram a agora ex-vice-líder há dois meses – embora, a mudança de posição já fosse de certa forma esperada pelo mercado. Nos últimos meses, a diferença  de participação entre as duas vinha se estreitando mês a mês.
A Petrópolis, aliás, surgiu da costela da Schincariol: Walter Faria durante muitos anos foi o principal distribuidor da Schin, onde adquiriu todo o know how para criar o seu próprio negócio.  Um konw how e uma prática que são acompanhados muito de perto pelos fiscais da Receita Federal.
Por Lauro Jardim


Veja.com

Foxconn terá duas fábricas de telas no Brasil, diz Mercadante

Seis estados disputam as unidades

Ministro não revelou prazos e a localização de ambas as unidades









A Foxconn, que presta serviços para a Apple, terá duas fábricas de telas no Brasil e já possui parceiros nacionais, disse nesta quinta-feira o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, sem revelar prazos e a localização de ambas as unidades. A companhia taiuanesa já havia indicado interesse e ter fábricas de telas no país.
Mercadante afirmou a jornalistas, após reunião com o presidente da empresa, Terry Gou, e a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília, que ainda está concluindo as negociações da primeira fábrica, mas serão duas. Segundo ele, a construção da primeira fábrica já estará associada à segunda planta. Seis estados – não revelados – brigam para sediar as unidades.
O ministro afirmou ainda que o governo brasileiro deseja que o Brasil seja o primeiro a fabricar tais produtos e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é indispensável para o projeto. "Estamos falando de bilhões de dólares. Vamos aguardar a conclusão da negociação. Tem parceiros nacionais que estamos conversando", afirmou. Temas como logística, disponibilidade de área, distribuição de água e energia, rede de fibra ótica e formação de mão de obra estão sendo analisados.
A expectativa é iniciar a fabricação das telas antes da Copa do Mundo de 2014. Somente quatro países no mundo produzem telas sensíveis ao toque, nenhuma delas no Ocidente, segundo Mercadante.
Gou reafirmou que a Foxconn investirá 12 bilhões de dólares no país nos próximos quatro e seis anos e disse que contará com parceiros locais. O executivo reassegurou a perspectiva de iniciar a montagem do iPad e do iPhone, da Apple, em dezembro, na fábrica da empresa em Jundiaí, no interior do estado de São Paulo.
A presidente Dilma Rousseff sancionou na terça-feira a lei que inclui os tablets no regime que dá incentivos fiscais para produção de bens de informática. A inclusão dos tablets na chamada "Lei do Bem" permite que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) baixe nestes produtos de 15% para 3%. Além disso, a alíquota do PIS/Cofins cai de 9,25% para zero. Sob este regime de incentivos, pela chamada "Lei do Bem", empresas como Samsung, Motorola e Positivo Informática já iniciaram suas operações de montagem de tablets.
(Com Reuters)
Veja

Facebook e eBay firmam acordo para e-commerce

Parceria vai permitir a criação de lojas virtuais avançadas dentro da rede social


Facebook: parceria com eBay vai facilitar a criação de lojas na rede (Dan Kitwood/Getty Images)

O Facebook e o site americano de comércio eletrônico eBay anunciaram nesta quinta-feira uma nova parceria para a garantir a criação de lojas virtuais dentro da rede social. De acordo com as duas empresas, o acordo consiste principalmente no incentivo à criação de aplicativos dentro do site criado por Mark Zuckerberg com ferramentas do chamado "comércio social" – modelo de negócios baseado na recomendação de itens de consumo para contatos dentro do Facebook e outros sites similares. O anúncio aconteceu durante a conferência Innovate, que acontece anualmente na Califórnia, Estados Unidos.

Kate Mitic, executiva de marketing do Facebook e membro do conselho do eBay, afirmou durante a apresentação que recursos do Open Graph (plataforma que permite o compartilhamento de conteúdos da rede social com auxílio de serviços externos) serão utilizados para ajudar a criar uma “experiência personalizada” para cada cliente. Usuários poderão utilizar tags para identificar produtos visualizados nos novos aplicativos, informando se eles foram comprados, se são recomendáveis ou mesmo se eles fazem parte de uma “lista de desejos” – tudo devidamente compartilhado com contatos.

Para organizar os planos das duas empresas, foi criada uma divisão do site comércio eletrônico chamada X.commerce, que inclui o sistema de pagamento on-line PayPal, além da Magento, especializada na criação de websites para lojas virtuais.

Hoje o eBay conta com mais de 850.000 desenvolvedores independentes de aplicativos para sites e dispositivos móveis. A intenção é fazer com que uma parte desses indivíduos comece a produzir soluções voltadas especificamente para empresas de varejo, interessadas em ampliar sua margem de lucro com o auxílio do Facebook.

Fonte: Veja

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brasil tem 65 entre 200 melhores universidades da América Latina

USP é primeira e Unicamp terceira colocada geral em ranking inédito que leva em conta critérios regionais


Campus da Unicamp - Universidade estadual de Campinas, no interior de São Paulo


Brasil tem 65 das 200 melhores universidades latino-americanas segundo o primeiro ranking QS de Universidades latino-americanas, publicado nesta semana no site TopUniversities.com. No topo da lista está a Universidade de São Paulo (USP).

Segundo os autores do estudo, por conta do "aumento do investimento público em educação", o Brasil emplacou 65 universidades entre as 200 primeiras da lista, quase o dobro do México (35) e muito mais do que Argentina e Chile (25 cada). As universidades brasileiras adquiriram oito dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa e tiveram a maior proporção de acadêmicos com doutorado.

Eles destacaram, ainda, que o número de matrículas universitárias triplicou nos últimos 10 anos no Brasil.
"A economia brasileira já é a sétima do mundo e a Goldman Sachs previu que superará as de Canadá, Itália, França, Reino Unido e Alemanha nos próximos 20 anos", disse Ben Sowter, chefe de pesquisas do ranking QS.

"Enquanto muitos governos de países desenvolvidos cortam os gastos em universidades, os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão investindo grandes quantias de dinheiro na construção de universidades de nível internacional", avaliou o diretor da página TopUniversities.com, Danny Birne, para quem o denominador comum é que todos consideram a educação um "elemento chave" para seu desenvolvimento. Embora, outras análises mostrem que os outros três membros do grupo estão mais avançados em educação.

"Uma educação superior de nível mundial será central para seu desenvolvimento e o novo ranking QS mostra que os investimentos do Brasil já estão começando a colher frutos", acrescentou, em um comunicado.

A classificação é liderada pela Universidade de São Paulo, seguida da Pontifícia Universidade Católica do Chile, em segundo lugar, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em terceiro.

A primeira instituição de ensino mexicana, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), apareceu em quinto lugar; em sexto está a primeira de 21 instituições colombianas, a Universidade dos Andes; e a primera da Argentina, a Universidade de Buenos Aires, em oitavo.

Critérios latinos

Nesta primeira edição do ranking regional, o QS se baseou em critérios específicos da América Latina, como a proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per capita e a presença na internet, assim como pesquisas existentes.

Os pesquisadores, no entanto, se questionam se o Brasil poderá chegar a ser a próxima superpotência universitária. No mais recente ranking QS das melhores universidades do mundo 2011, liderado pela primeira vez pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a , sendo a única instituição de ensino latino-americana entre as 200 melhores do mundo.

Fonte: IG